terça-feira, 26 de abril de 2011

Bife Caseiro - 26/04/2011

BIFE CASEIRO

Ingredientes:
300g de bife
1 colher de café de alho picado
sal e pimenta
orégano desidratado
vinagre
Óleo de Girassol, Canola, Soja, ou Milho

A escolha da carne é fundamental. Filet Mignon e Contra Filé Marmorizado (com várias fibras de gordura bem fininhas no meio da carne) são as melhores carnes para bife. A espessura também influencia, já que os bifes mais grossos (1cm ou mais) ficam mais macios.




O vinagre pode ser de álcool, vinho, branco, vermelho, etc...


Modo de preparo:

Antes de temperar, fure a carne com a ponta e uma faca diversas vezes ao longo dela toda.

O tempreo apenas de um lado da carne ajuda na hora de fritar, já que os ingredientes não ficam queimando na frigideira na primeira fase e passando para a segunda, como veremos. Passe o alho picado (bem pouco por bife) com uma faca como se fosse manteiga no pão.

Coloque sal sobre a carne.

Coloque pimenta do reino moída à gosto.

Coloque um pouco de orégano desidratado.

Coloque vinagre sobre os bifes até umidecer todo ele. Deixe os bifes para marinar na geladeira de preferência por uns 20 minutos, mas se não der tempo, frite-os mesmo assim.

Coloque um fio de óleo pequeno na frigideira anti-aderente. Se preferir, use uma colher de sobremesa de água, mas só coloque o bife depois de ferver a água. Se a firgideira não for anti-aderente, tem que colocar mais óleo para não grudar, e durante a fritura, deve-se mexer os bifes de um lado para o outro na frigideira para não queimar.

Frite primeiro o lado sem tempero do bife na frigideira bem quente, sempre em fogo alto.

Se espirrar muito óleo durante a fritura e precisar tampar a frigideira, deixe sempre uma abertura e nunca tampe a frigideira por completo, senão junta água na frigideira, o que deixa o bife duro. Outro motivo do bife ficar duro é se ele estava congelado antes de temperar. Assim, de preferência, compre bifes em Açougue sem congelá-los.


Após fritar de um lado do bife até dourar, vire o bife até dourar do lado temperado. Quando dourar do segundo lado, torne a virá-lo apenas por alguns segundos, que terminará de grelhar o primeiro lado e cozinhar o bife por dentro. Se desejar mais cozido no interior, principalmente se for mais espesso o bife, continue virando o bife a cada 20 ou 30 segundos depois de grelhados os dois lados como mostrado anteriormente.

O ponto do bife ideal á com um fio vermelho no centro, o que garante a maciez do mesmo, mas se gostar mais passado saiba que a maciez vai ficando cada vez mais comprometida.

BON APPETIT !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário